Armazenamento
admin  

Redundância: Proteção contra riscos à segurança dos dados

Sabemos que hoje a redundância tem sido cada vez mais importante! Nem conseguimos imaginar como seriam nossas vidas sem tantas opções de tecnologia e, principalmente, neste momento recente de pandemia, como seria viver sem poder ter o aparato que nos permite trabalhar, nos comunicar e até viajar sem sair de casa.

Porém, nem tudo são flores. À medida que a tecnologia se torna mais intrínseca às nossas vidas, os ataques cibernéticos, invasões, roubo de dados e as vulnerabilidades de segurança também aumentam sem precedentes. Os crimes cibernéticos tornam-se cada vez mais refinados e difíceis de detectar, sendo alarmante para a nossa segurança pessoal e profissional.

É por isso que é de extrema necessidade a atenção, seguir as melhores práticas de segurança de dados e ficar atualizado com as últimas notícias sobre segurança cibernética. Toda a prática de proteger informações digitais contra acesso não autorizado, corrupção ou roubo em todo o seu ciclo de vida são necessárias.

Uma das mais importantes práticas de segurança de dados é o backup de dados. Em linhas gerais, proteger os dados contra acidentes, incluindo falha de hardware ou software, falha de energia ou um programa malicioso que comprometa os dados.

Leia também o nosso artigo: Repense seus dados: Faça sempre um backup!

Redundância: Proteção contra riscos à segurança dos dados

Proteção através da tecnologia: redundância

Com o aumento do uso da tecnologia, nuvens, compartilhamento de dados etc, veio também a necessidade da redundância, no que diz respeito à duplicação dos elementos que compõem a infraestrutura. Ou seja, a produção de cópias que possam ser acessadas em casos de falhas, danos e perdas dos componentes principais. Além de criar um backup dos arquivos, também ter a possibilidade de contar com uma estrutura física reserva para utilização em casos de desastres ou acidentes, por exemplo.

Existem alguns tipos principais de redundâncias que são mais conhecidos e deixam empresas e escritórios seguros, mesmo diante de avarias técnicas ou algum problema. São elas:

Duplicação de dados

O famoso backup ou cópia de segurança! A maioria de nós já conhece as soluções de backup de dados por meio das unidades de armazenamento fixas e móveis, como HDs, servidores locais e dispositivos de Storage. Mas elas nem sempre são as melhores formas de suporte durante falhas graves na infraestrutura, sendo mais um método secundário.

Para resolver este caso de modo eficiente, a solução de redundância recomendada poderia ser um serviço de backup na nuvem. Assim, os dados ficam salvos em servidores auxiliares e em diferentes regiões, deixando-os a salvo de mau funcionamento ou desastres que possam afetar os servidores principais.

Duplicação de sistemas

Além de arquivos e dados, os sistemas também devem ser pensados quando se fala em estrutura virtual e, assim como os anteriores, também podem ser duplicados. Empresas podem fazer backups de todo o seu sistema, inclusive scripts (código-fonte e linguagens de programações adicionadas) para preservar a estrutura do software em caso de ataques ou acidentes que afetem o seu funcionamento.

Duplicação de redes

Temos 2 situações principais na duplicação de redes (interna e externa). No caso da rede externa necessita de, pelo menos, dois serviços de internet banda larga de operadoras diferentes. Assim, se um falhar, o outro está disponível sem interrupção do sinal. Além disso, ter uma rede de abastecimento extra para o caso de queda de energia, o que é um perigo para empresas que trabalham em home-office e online. No-breaks podem colaborar para manter tudo conectado sendo necessário ter um gerador próprio.

A redundância pode ajudar e muito o seu trabalho e a sua empresa! Você aumenta a disponibilidade dos serviços, pois está sempre online e preparado com os arquivos, tendo estações de trabalho remotas, minimizando os imprevistos, pois você já está preparado, uma vez que tudo será duplicado e ficará com cópia sempre disponível para uso a qualquer momento. Com isso, você terá funcionamento normal, independentemente do que aconteça e reduz as paralisações das operações.

A infraestrutura, portanto, é uma necessidade! E, com a redundância, isso não acontece, pois sempre haverá uma alternativa de acesso aos dados e sistemas hospedados no seu sistema. Como é possível perceber, a duplicação é a melhor maneira de manter e preservar arquivos de dados e sistemas.

Tenha a infraestrutura de rede que você precise e fique despreocupado. 

Fotos: Unsplash

Assista ao vídeo do canal:

Leave A Comment