Você precisa de um NAS e ainda não percebeu!
Armazenamento
admin  

Você precisa de um NAS e ainda não percebeu!

Organização com os arquivos digitais também é necessário. Saber como, onde e de que forma eles estão organizados facilita, e muito, o trabalho e a vida. Imagina perder todos os arquivos dos seus clientes ou, então, não achá-los quando necessário. Péssimo, não é mesmo? Com um NAS, tudo é diferente!

Quem trabalha na área já sabe que tudo pode acontecer e nem os meios digitais estão isentos de problemas e sumiço de arquivos. Ninguém está isento de problemas. Por isso, a solução é apostar em bons e eficientes sistemas que não te decepcionem. Com tantas possibilidades digitais que temos atualmente, como não perder algum documento e manter tudo seguro e pronto para uso não importa o local?

Você precisa de um NAS e ainda não percebeu!

1. O que é um NAS? Será que eu preciso de um?

O termo NAS ou Network-Attached Storage nada mais é, do que o Armazenamento Conectado à Rede. Ou seja, um servidor dedicado ao armazenamento compartilhado de arquivos. A função deste aparelho é o compartilhamentos de dados para vários computadores, não importando seu sistema operacional. Ele funciona como um banco de dados que você tem aonde estiver e pode acessá-lo remotamente dentro da rede na qual ele está associado.

O NAS possui servidor, placa-mãe, memória RAM e é possível utilizá-lo para aplicações menores e instalação em outros softwares, porém, seu objetivo não é este. Sua ideia é centralizar em um único local o compartilhamento de arquivos e dados e facilitar o acesso à eles. Por este motivo, elas não vem com teclado ou monitor, sendo  ligadas à outra máquina e configuradas por meio dela, geralmente utilizando um simples browser.

Sabe quando você precisa manter todo mundo conectado em um mesmo servidor porém, sem estar no mesmo local?! A solução é o NAS. Ele supre essa necessidade de compartilhar dados sem que todos tenham que estar conectados ao mesmo tempo ou enviando arquivos em tempo real.

Você precisa de um NAS e ainda não percebeu!

2. Rede local / externa

O sistema possui entrada para cabo de internet, assim os arquivos que ali estão  salvos poderão ser acessados de qualquer lugar com o endereço de IP que esteja associado ao NAS. Os dispositivos possuem uma variedade de funcionalidades como: backup de computadores, compartilhamento de impressoras, transmissão de mídias para consoles de jogo, smart TVs e também reprodutores de mídia. Há, também, algumas versões que são open source, possibilitando a instalação do NAS em residências, uma ótima possibilidade em tempos de home-office.

Outro ponto de grande relevância e que faz com que o armazenamento de dados em um NAS seja muito efetivo, é o fato de que por estar em rede local, é mais confiável, pois continua funcionando mesmo em casos em que a internet falhe ou caia. E, também, é um ótimo aliado para quem se preocupa com a proteção da rede interna, pois, fornece segurança contra ataques externos como, de hackers, por exemplo. Quando os arquivos ficam em nuvens públicas, o risco de uso ou roubo de arquivos pode ser maior.

Você precisa de um NAS e ainda não percebeu!

3. Armazenamento de dados

dispositivo NAS é formado por um único ou diversos discos rígidos para o armazenamento e compartilhamento dos dados. Alguns deles possuem a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks) que espelham os dados em outros discos, favorecendo o trabalho e a segurança.

Tal tecnologia consegue que seja enviado apenas um fragmento dos arquivos para um determinado HD que esteja disponível no NAS. Assim, ao ser acessado o arquivo fragmentado, todos os discos trabalharão simultaneamente para que o processo seja efetuado, resultando em maior rapidez no trabalho.

Você precisa de um NAS e ainda não percebeu!

4. Para quem é o NAS?

Você pode estar pensando que este tipo de armazenamento é apenas para grandes empresas ou negócios complexos. Mas, não é! Com o aumento na produção de conteúdos e na autonomia dos profissionais em administrarem suas carreiras, a necessidade de armazenamento seguro aumentou bastante.

Com isso, profissionais autônomos como fotógrafos, designers etc, ou então, locais que tem grande circulação de documentos, como escritórios de advocacia, estúdios de arquitetura, agências de publicidade, produtoras de vídeo etc, precisam manter seus materiais organizados e livres de riscos de perdas.

E, você não precisa gastar rios de dinheiro para ter um bom equipamento que supra suas necessidades. Hoje, com a maior procura por este tipo de armazenamento, os equipamentos tem preços acessíveis e que suprem a necessidade de todos os tipos, desde pequenas empresas até as maiores.

Foi possível perceber como o NAS é uma tecnologia diferenciada e de ponta, não é mesmo!? Então, para que ficar sofrendo com o compartilhamento errado de dados, conheça toda a linha de Storages NAS comercializada pela FourServ e comece a se preocupar com o que realmente importa! Você economiza tempo, mantém seus arquivos organizados e sempre disponíveis para quem necessitar, facilitando seu trabalho.

Fotos: Unsplah

Assista ao vídeo no nosso canal do Youtube:

5 motivos para usar um Servidor NAS

Leave A Comment