O que é um Switch? Será que a minha empresa precisa de um?
Muitas pessoas ficam confusas com o vocabulário próprio que a área da informática possui e que, muitas vezes, pode confundir até quem já entende da área. É muito comum que alguns termos acabem se generalizando e denominando tipos diferentes de software, serviço ou equipamento, como é o caso do Switch. Por isso, vamos te explicar o que ele faz e como saber se você está precisando de um!
O que é um Switch?
O switch é um equipamento bastante importante, pois é a partir dele que a conexão entre computadores em redes é feita. Ele é considerado uma evolução do HUB, pois também se ocupa da função central da rede, fazendo a conexão entre várias máquinas em uma LAN (Local Area Network). Porém, eles não são a mesma coisa! Sua diferença principal é que os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. O Hub retransmite dados que chegam para todas as bases que estão conectadas a ele, seu trabalho é de refletir tais dados.
Já o switch, além de fazer isto, interliga diversos hubs, ou, ainda, interliga diretamente as estações, sendo um substituto para o hub. Ele não apenas faz o encaminhamento de arquivos, ele faz isto apenas para o destinatário correto.
Desta forma, podemos perceber que ele trabalha de modo mais dinâmico e inteligente que o Hub.
Quais são as vantagens de ter um Switch na rede?
Os switches possuem uma tabela lógica que associam o endereço MAC de cada computador à porta em que ele está conectado. Dessa forma, são capazes de direcionar os dados para o destinatário, ficando responsável por conectar diversos computadores em uma mesma rede local de computadores (LAN).
Assim, o switch consegue diferenciar para qual computador irão os dados, examinando essa tabela para assim saber em qual porta deve direcionar o fluxo de dados. Por isto, ele é considerado como um dispositivo de rede inteligente.
Para que serve um Switch?
Ele é utilizado na montagem de LANs (redes locais), o que já foi tarefa dos Hubs, mas, como a switch consegue reduzir o consumo de banda, acabou tornando-no equipamento preferido dos administradores de rede.
O switch é o controle da comunicação entre os dispositivos que estão conectados a rede. Os switches seccionam a rede, permitindo que o fluxo de informações entre os dispositivos seja mais eficiente. Ele irá estender os pontos de rede, conectando todos os aparelhos em uma única rede. Ele também irá possibilitar a comunicação em redes que tenham máquinas com placas com velocidades diferentes, sem prejudicar a velocidade.
Será que a minha precisa de um?
É muito comum que as empresas utilizem switches para conectar seus computadores, impressoras, servidores e alguns outros equipamentos dentro de um mesmo prédio.
Existem diferentes tipos de Switches, por isso, você deve consultar quem entende para saber a sua necessidade. Depois de escolher o seu switch, verifique novamente se ele oferece os requisitos necessários, já que os switches podem ter conjuntos de recursos diferentes, mesmo dentro da mesma classe.
E para isto, conte com a FourServ para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar na escolha do melhor modelo de switch para a sua empresa.
Assista ao vídeo do canal: