Armazenamento
admin  

O que você precisa saber sobre a capacidade de um NAS Storage

O armazenamento conectado à rede, ou NAS Storage, é o armazenamento mais versátil e descomplicado que você pode encontrar! Mas esse é apenas um dos muitos benefícios de comprar um servidor NAS.

As principais funções de uma unidade NAS são: armazenamento de dados e acesso a arquivos, ou seja, tudo o que precisamos em tempos de home office e trabalho híbrido.

Mas, é necessário selecionar um equipamento com configurações sob medida para que você não gaste a mais sem necessidade. Por exemplo: você precisa de um processador que se adeque à sua operação, para ajudá-lo a trabalhar com performance e eficiência. Assim como os computadores convencionais, os dispositivos variam quanto aos modelos de processador e quanto ao número de núcleos. A velocidade é essencial quando você tem mais pessoas se conectando à rede.

Por isso, além da questão da velocidade, é muito comum os usuários terem dúvidas sobre a capacidade e o sistema de proteção de dados. Vamos descomplicar para você e explicar o que você precisa analisar na hora de fazer a seleção do equipamento.

Como escolher corretamente a capacidade de um NAS Storage

Network Attached Storage – NAS – é um servidor que disponibiliza armazenamento em uma rede. A partir desse sistema, você terá um ou mais discos rígidos, uma ou mais portas Ethernet e um sistema operacional, isso é basicamente a estrutura do NAS. Mas, sabemos que é necessário analisar outras funções. Por exemplo: não é utilizado um adaptador WiFi em um NAS porque isso diminuiria significativamente a velocidade de transferência.

Um dispositivo NAS é, de forma simplificada, um contêiner para discos rígidos ou unidades SSD, que, além da capacidade, podem ter alguma necessidade adicional. Por isso, a especificação inicial para qualquer unidade NAS é sua capacidade máxima de armazenamento.

Aí sim, temos o ponto de partida. Isso será determinado pelo número de baias de unidade que inclui, os tipos de unidades que ela pode transportar. Nem sempre você irá necessitar muitas baias, para consumidores caseiros e home-offices uma ou duas baias são suficientes. Enquanto os modelos projetados para escritórios podem necessitar quatro baias ou mais. Com a modernização dos aparelhos, principalmente agora que os dispositivos NAS possuem suporte de 2,5 polegadas como em notebook, fica mais fácil para os fabricantes encaixarem mais unidades SSD ou discos em seus chassis. Lembrando que é possível ter mais capacidade de armazenamento de longo prazo, ao substituir as unidades ou optar por equipamentos de expansão. Pense sempre que a cada ano o volume de dados costuma se multiplicar, portanto, se a sua capacidade inicial já possuir ao menos 50% de utilização, tudo indica que será necessário escalar a capacidade em pouco tempo.

Geralmente, não recomendamos unidades NAS com apenas um único compartimento para usos corporativos. Isso porque faltará redundância pronta para uso. Já que você não deseja que a única cópia de seus dados fique na unidade na rede, certo?

Leia também: Servidor NAS: Tudo que você precisa saber antes de comprar

A tecnologia RAID

Ainda sobre a questão do armazenamento, o NAS possui uma tecnologia chamada Redundant Array of Independent Disks (RAID). Com ela, o software que gerencia os dispositivos NAS distribui e organiza os dados armazenados em vários discos rígidos. Isto significa que, mesmo que se uma das unidades falhar completamente, o sistema RAID poderá receber uma nova unidade completamente vazia e recolocar os dados que estavam na unidade anterior.

Mas, fique atento! Existem diferentes níveis de RAID que executam essa função de modos diferentes, de acordo com a necessidade específica de cada usuário. A verdadeira capacidade disponível irá variar de acordo com o tipo de RAID que for selecionado pelo usuário. Em linhas gerais, os tipos mais usados (RAID 1 e 5) costumam reduzir de 25% a 50% a capacidade total dos discos instalados, pois há uma reserva de 1 ou mais discos para casos de falhas.

Você também irá perceber que existem NAS Storages vendidos como kit (pré-preenchidas e formatadas com discos), para uso em uma configuração RAID específica. Há, também, aqueles modelos vazios, sem discos (diskless), onde poderá utilizar discos rígidos próprios, se já possuir.

Cada caso e necessidade de capacidade deve ser analisada de forma personalizada para selecionar corretamente a capacidade do seu NAS Storage. Com isso, os projetos vão ficando cada vez mais personalizados, permitindo que cada usuário tenha sua necessidade atendida sem precisar gastar mais com isso.

Agora que você já sabe o que analisar na hora de comprar seu NAS Storage, se quiser receber um Orçamento com alguns modelos, fale com a gente!

Leave A Comment